Programas

Programa Educação Ambiental

Introdução

O ICCA acredita que promover a difusão de valores e práticas sólidas, que propiciem uma relação mais harmoniosa e coerente entre comunidade, iniciativa privada e Poder Público, com o meio ambiente em que habitam, tem o condão de eficazmente contribuir para um mundo melhor e de fato mais sustentável. A construção de uma responsabilidade socioambiental coletiva começa com a conscientização enraizada de um simples indivíduo.

A Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos, efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. O ICCA acredita que se a sociedade compreender e buscar novos padrões, construídos coletivamente, da sua relação com o meio ambiente, podemos ter uma mundo melhor.

Atualmente pode-se dizer que o mundo vivencia uma crise ambiental, a qual é um assunto que está amplamente sendo divulgado por diversos meios de comunicação. A Lei Nacional nº. 9.795 de 27 de Abril de 1999, trata sobre a abordagem da Educação Ambiental,destaca que deve ser tratada dentro da sala de aula, ou seja, os alunos terão um contato durante a sua vida escolar, podendo repassar essas informações no seu convívio familiar.

O art. 8º estabelece que as atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas: capacitação de recursos humanos; desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; produção e divulgação de material educativo; acompanhamento e avaliação.

Educação Ambiental na Escola:

Promover ciclo de palestras e atividades sobre o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, aberto aos professores com a finalidade de prepará-los para o trabalho de inserção da dimensão ambiental em suas disciplinas. Discutir os conceitos relacionados à sustentabilidade, tais como: os princípios, as estratégias sustentáveis como a reutilização de objetos, a reciclagem de materiais e
a redução do lixo.

Arte e Sustentabilidade na Escola:

Artes através da elaboração de peças teatrais e concertos musicais, sobre a temática ambiental mais importante para a comunidade escolar. Oficinas de coleta seletiva, reciclagem e reutilização de papel, vidro e plástico para desenvolver a criatividade.

A horta escolar

Dar oportunidade a alunos de escolas públicas de aprenderem a cultivar plantas utilizadas como alimentos. Promover a degustação do alimento semeado, cultivado e colhido pelos alunos, valorizando alimentos sazonais, locais, nutritivos e saudáveis. Abordar questões que demonstrem a interdependência existentes entre os vários elementos da natureza (onde se inclui o ser humana), tais como a noção de ciclo da água e de rede ou cadeia alimentar.